Secretaria de Saúde de Lorena confirma 3 casos de Dengue e alerta para possível aumento de casos

A Secretaria de Saúde informa que até a presente data, foram notificados 18 (dezoito) casos suspeitos de dengue, sendo 15 não reagentes (descartados), e 03 casos reagentes para dengue autóctones – (contágio no próprio município): 2 (dois) do bairro CECAP e 1 (um) no bairro do São Roque.

Para as regiões com casos reagentes, a Vigilância Epidemiológica Municipal, através da equipe de Combate a Endemias, realizou nebulização para bloqueio do ciclo de transmissão, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Alerta

O número de casos pode aumentar, pois nosso município encontra-se em estado de risco de epidemia, devido ao indicador de avaliação de densidade larvária de 6,9%.

Elucidamos que para a segurança em relação ao vetor, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, a análise de densidade larvária deve ser inferior ao indicador de 1%.

De acordo com a análise foram identificados como principais focos: recipientes de água e alimentos para animais, ralos externos, prato de plantas e embalagens descartáveis, no interior dos imóveis.

Importante atentar-se aos sintomas: dores musculares, febre, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, possível “gosto amargo” na boca e prostração.

Os munícipes que visitaram outras regiões neste período de carnaval e férias devem atentar-se aos sintomas apresentados, considerando que outras regiões também se encontram em estado de alerta.

Diante dos sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e/ou Serviço de Urgência e Emergência, para confirmar o diagnóstico.

Chama-se atenção aos pacientes considerados grupo de risco: crianças, idosos, hipertensos, com problemas de imunidade e gestantes.

Informamos ainda que o Aedes aegypti é o vetor responsável pela transmissão de DENGUE, CHIKUNGUNYA, FEBRE AMARELA e ZYKA VIRUS, entretanto o cidadão é quem, em sua ação no controle de possíveis criadouros, pode evitar as doenças e suas gravidades.

A Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Serviços Municipais, vem realizando ações de limpeza, mutirões de retirada de possíveis criadouros e reafirmando as orientações de prevenção e combate ao vetor.

Todos estão expostos, então está na hora de nos unirmos nesta luta, combatendo os focos e sendo um vigilante para a nossa saúde, alertando aos amigos, parentes, vizinhos que também façam a sua parte.