Carnaval: Saúde promove ação para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na praça principal

A Secretaria Municipal de Saúde programou para amanhã, sexta-feira (01), uma campanha de conscientização sobre a prevenção e controle das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), Aids e hepatites virais.

A atividade acontecerá das 8h às 12h na Praça Dr. Arnolfo Azevedo (Pç. Principal), com o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados e alertar para os riscos de aumento de casos destas doenças no período de carnaval.

Na ação, serão distribuídos preservativos, panfletos educativos, dadas orientações de profissionais do Ambulatório Médico de Infectologia e de enfermeiras da UBS’s, e também serão realizados os testes rápidos, método que permite que o paciente tenha um diagnóstico sobre HIV e outras doenças como sífilis e hepatites A e B.

As infecções sexualmente transmissíveis podem ser transmitidas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. O preservativo é considerado o método de prevenção mais efetivo para a diminuição dos riscos de infecção pelo HIV. Além disso, o diagnóstico precoce e o tratamento são estratégias importantes.

Em Lorena, a Prefeitura desenvolve atividades de prevenção durante todo o ano, além da disponibilização dos testes rápidos de diagnóstico em todas as unidades de saúde da cidade. Quando confirmados, todos os casos diagnosticados são acompanhados e tratados na sua integralidade.

11419912_1007516929261625_2026596910_n-1