Prefeitura de Lorena lança a campanha “Uma cidade limpa começa por nós!”

A Prefeitura de Lorena lançou oficialmente, nesta segunda-feira (18), a campanha online “Uma cidade limpa começa por nós!”. O objetivo da campanha é a conscientização da importância da participação de todos na questão do descarte irregular de lixo. Estão envolvidas nesta campanha as Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Comunicação Social, Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal e, principalmente, a população.  A campanha não tem prazo de duração, ela é diária e constante pois é uma campanha de conscientização e educação.

Um dos grandes desafios enfrentados por todas as cidades, é a geração e destinação adequada do lixo. Quanto maior a cidade, maior o desafio. Todo resíduo gerado pelas atividades humanas sem utilidade ou em desuso é considerado lixo. Produzimos vários tipos de lixo,  o úmido, que não é reciclável ou o seco, reciclável. Existe, ainda, o lixo tóxico composto por pilhas, baterias, lâmpadas, etc, e o lixo nuclear e hospitalar altamente tóxico. Vivemos num mundo consumista e a todo momento descartamos algo que não nos serve mais, gerando algum tipo de lixo. O poder público é responsável pela limpeza e a coleta de lixo, mas o setor privado e a população também tem responsabilidade e devem colaborar mudando seus hábitos e assim colaborando com a melhoria da saúde ambiental da nossa cidade. Nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos!  Uma cidade limpa começa por nós! Alguns hábitos que podem mudar a realidade: Dê a destinação correta ao lixo, separe o lixo reciclável do lixo orgânico e doe aos catadores ou a  COOCAL que faz a coleta seletiva.  Use sua criatividade para reaproveitar alguns materiais como latas e vidros e dê a eles nova utilidade ou os transforme em fonte de renda, desta forma você produz cada vez menos lixo. Acondicione seu lixo doméstico corretamente e só o descarte nos dias e horários da coleta. Não jogue lixo, móveis ou eletrônicos nos terrenos baldios. Proprietário, mantenha seu lote limpo, a limpeza do mesmo é de sua responsabilidade, evite a proliferação de animais, acúmulo de lixo, mato alto e mau cheiro. Contribua com uma cidade mais limpa e saudável e evite as sanções previstas em Lei. Leve  seu lixinho com você até achar uma lixeira e descartar. Não jogue lixo nas ruas, ele entope bueiros e córregos e em dia de chuva provoca alagamentos e até enchentes.  Não deixe que este lixo volte pra sua casa. Vamos juntos fazer de nossa cidade uma cidade saudável e limpa, referência na educação ambiental.