Com o calor intenso, precisamos redobrar os cuidados com aqueles que amamos

0

Com o calor intenso, nosso corpo necessita de muito mais líquidos para se manter hidratado e precisamos redobrar os cuidados quanto a isso, principalmente com nossas crianças e idosos, não podemos esquecer também dos nossos Pets.

Dias de calor intenso podem causar danos à saúde se não forem tomados os cuidados adequados. O organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e esse quadro se agrava nos dias quentes, podendo causar alterações metabólicas e sérios problemas de saúde.

Nos dias quentes, o corpo libera calor por meio do suor para manter a temperatura corporal adequada, eliminando pelos poros água e sais minerais. Sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

A Sede é a sensação provocada pela desidratação do corpo, o que nos faz ficar com vontade de beber líquidos, principalmente água. É importante criarmos o hábito de beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça.

Como sei que meu corpo precisa de líquido? Uma dica é a urina, quando for ao banheiro observe a cor da sua urina, se perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água e precisa se hidratar melhor. A urina deve estar bem clara, quase transparente!

Comer bastante frutas e vegetais também são muito importante para o organismo no calor, algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio e mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa. Folhas verdes e a melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água. Invista também nos sucos de frutas  em dias quentes. Evite ingerir alimentos gordurosos, pois eles não são bem metabolizados nos dias de muito calor.

Neste calor, devemos ficar atentos as nossas crianças e oferecer, sempre que possível, água ou qualquer outro líquido e muita fruta. Quanto aos idosos, devemos ter uma atenção ainda mais especial, pois eles sentem menos sede e possuem menos água no organismo que um adulto, desta forma desidratam com mais facilidade. Possuímos um mecanismo chamado homeostase, que controla esses processos e avalia a concentração de sais no sangue, são células que ficam especialmente na região do hipotálamo no cérebro que avisa que é hora de ingerir líquidos. No idoso, a homeostase já não funciona tão bem. O cérebro já não avisa mais que é hora de se hidratar e o primeiro órgão a ser afetado pela falta de água é a cabeça, o idoso pode apresentar sintomas como confusão mental, falta de memória e outros…

Também não podemos esquecer dos nossos amiguinhos Pets, eles dependem totalmente de nós e merecem toda nossa atenção e carinho:

Troque ou reponha a água várias vezes ao dia, intercalando temperatura ambiente com água gelada, outra dica é fazer cubos de gelo com petiscos dentro é refrescante e gatos e cachorros amam. Deixe seus bichinhos brincarem na água, eles também sentem muito calor, gatos também adoram quando acostumados desde filhotes.

Leve seu amiguinho pra passear nos horários em que o sol estiver bem fraco ou deixe pra fazer passeios noturnos. Assim como a sola dos  nossos pés queimam no solo quente as patas deles também cozinham no calor.

O verão é uma das estações mais bonitas e gostosas, mas requer alguns cuidados. Então, vamos aproveitar esse calor cuidando de quem amamos e principalmente cuidando do nosso corpo.

 

Share.

Leave A Reply