Integração entre GCM, Trânsito e Polícia Militar para ações estratégicas gera bons resultados em Lorena

A Prefeitura de Lorena tem trabalhado diariamente para cumprir suas atribuições no que diz respeito à Segurança Pública, isso inclui políticas públicas e ações preventivas que ofertem oportunidades à população. Porém, como o governo municipal sempre vai além de suas funções nos mais diversos aspectos, a Prefeitura tem, semanalmente, integrado ações estratégicas entre Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Trânsito e Polícia Militar. Além disso, a Atividade Delegada, convênio entre Prefeitura e Polícia Militar que permite que policiais militares desempenhem suas funções também durante seus horários de folga, também é uma realidade na cidade. Todas essas medidas tem impactado diretamente na redução de índices importantes, como mostram os dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

De acordo com os indicadores do ano de 2018 da SSP, o número de furtos em Lorena foi o menor desde 2001, com uma queda de 23%. Já os roubos sofreram redução de 32%, menor índice registrado desde 2012 na cidade. Também é destaque positivo a queda de 28% nos números de roubos e furtos de veículos, sendo o menor índice desde 2003. Outros indicadores que também merecem destaque são relacionados às ocorrências de trânsito, com queda em homicídio culposo por acidente e lesão corporal por acidente de trânsito.

Os dados coletados ao longo do ano apresentam uma perspectiva otimista e demonstram o empenho e força da integração dos poderes na busca pelo aumento da sensação de segurança na cidade. Também merecem destaque as ações integradas realizadas pela PM, as prisões realizadas pela Força Tática e a presença e apoio frequente do BAEP.

Segundo o capitão da 1ª Cia da Polícia Militar, Capitão Nogueira, vale destacar as cooperações entre as Polícias Militar e Civil, relação que também gera frutos na prevenção e no combate ao crime. O resultado de todas essas iniciativas – o trabalho ostensivo da PM, a cooperação entre as polícias e a integração com o município – foi uma redução expressiva, e o aumento da percepção de segurança pela população.