Com quadra cheia, Fundo Social realiza formatura de alunos dos oito cursos de qualificação profissional de 2018

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

O fim do ano chegou e o momento de encerrar mais um ciclo de cursos do Fundo Social de Solidariedade de Lorena também. Em uma noite de muita festa, cerca de 600 pessoas se reuniram na quadra do PROVIM para a formatura dos alunos dos oito cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social.

Este ano, em uma formatura que reuniu alunos dos dois semestres nos cursos de Artesão: Trabalhos em Tecido, Pintura Artesanal, Assistente de Cabeleireiro, Manicure, Depilação e Design de Sobrancelhas, Padaria Artesanal, Corte e Costura, e Pedreiro, a festa ficou maior e mais animada.

Pref (24)

Logo no início da solenidade de abertura, os alunos Lucas Silva e Leon Neto foram os oradores do evento. Lucas, destacou que a formação é o começo de uma importante caminhada para o crescimento profissional dos alunos. “Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e a caminhada está só começando. Graças ao ofício que aprendi no curso de assistente de cabeleireiro  já atuo em um salão da cidade, conquistei meu lugar”, disse o aluno.

Pref (30)

Leon Neto, aluno do curso de Padaria Artesanal, fez questão de destacar a importância da qualificação oferecida gratuitamente pela Prefeitura aos lorenenses. “Parabéns, prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita e presidente do Fundo Social, Marietta Bartelega, pelo trabalho de capacitação do cidadão. Graças ao Fundo Social, pessoas desempregadas, sem nenhum recurso financeiro e o aposentado, como eu, obtém a complementação da renda familiar. Valeu pela oportunidade, acolhimento e companheirismo ao longo do curso”, finalizou Leon.

Pref (34)

Antes de iniciar sua fala, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social, Marietta Bartelega, foi surpreendida por uma homenagem feita pelo aluno do curso de Corte e Costura, Daniel Abreu. O aluno falou da marca deixada pelo carinho e acolhimento durante seu período junto ao Fundo Social. “Há exatos dois anos, Deus enviou uma das pessoas mais importantes, uma mulher batalhadora, mãe, amiga e vice-prefeita. Marietta, em nome de todos os alunos quero parabenizá-la por seu belíssimo trabalho, por nos ajudar na construção de um sonho”, disse.

Pref (37)

Em seguida, Marietta, ao fazer uso da palavra, salientou a alegria de estar à frente de um departamento tão importante, que ajuda a transformar a vida das pessoas. “Quero dizer a todos vocês que tão importante quando a possibilidade de renda que vocês tiveram e terão, por meio do ofício aprendido com nossa equipe, é a coragem para aprender, reaprender e estudar, independente da idade ou situação de vida, e como resultado de tudo isso, o mais importante que é viver com integridade. Estarei sempre de portas abertas para orientar vocês junto aos departamentos que fomentam o empreendedorismo que a Prefeitura têm. Contem sempre comigo”, falou a presidente do Fundo Social.

Pref (54)

Finalizando o momento solene, o prefeito Fábio Marcondes destacou sua satisfação com o trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, sendo referência no Vale do Paraíba. “Só este ano foram mais de 800 matrículas feitas nos cursos oferecidos pelo Fundo Social. Hoje, fico feliz ao ver esta quadra cheia de formandos, com oportunidade de gerar novas possibilidades profissionais. Preciso parabenizar também nossa vice-prefeita, Marietta, pela profissionalização que ela deu ao trabalho, trazendo novos cursos, melhorando a política de trabalho”, disse o prefeito.

Pref (55)

Também compuseram a mesa de autoridades, o secretário de Educação, professor Júlio Brebal, os vereadores Beto Pereira e Bruno Camargo, e o instrutor do curso de pedreiro, professor Francisco de Andrade.

Após o término da primeira parte do evento, teve início a entrega de certificados das turmas aos professores e, em seguida, o tradicional desfile de alunos e seus familiares do curso de Corte e Costura, todos com roupas confeccionadas pelos próprios alunos.

Com o término do evento, todos os presentes participaram de um lanche especial, preparado pela professora e alunos do curso de Padaria Artesanal.

Pref (23)

Pref (26)