Mutirão contra o câncer de mama e colo de útero acontece amanhã (26), no Ambulatório de Especialidades II

Nesta sexta-feira (26), durante todo o dia, acontece o Mutirão de Combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero, alusivo ao Outubro Rosa. Das 8h às 17h, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde atenderá as centenas de mulheres que agendaram previamente suas consultas para exame clínico de mama, agendamento de mamografia, papanicolau, teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites Virais.

Para efetividade da ação, a Prefeitura pede que as mulheres inscritas levem o cartão SUS e não faltem no dia da ação, pois a forma mais segura de combate as doenças que afetam as mulheres é a prevenção. Além disso, a falta de um inscrito resulta no impedimento da participação de outra mulher na ação.

É importante destacar que, no dia, o Fundo Social de Solidariedade estará com a tradicional ação de bem-estar com atendimentos gratuitos, com as professoras e alunas dos cursos de manicure e cabeleireiro, com escova, chapinha e esmaltação de unhas. A atividade começa às 14h sem necessidade de inscrição.

Além da programação especial do Dia D contra o câncer de mama e colo de útero, durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica desenvolvem atividades sobre o tema, como palestras, rodas de conversa ou discussões em grupos de promoção em saúde.

História do Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). Fonte: http://outubrorosa.org.br/