Escola Conde de Moreira Lima completa 100 anos com programação cultural especial

0

 Você sabia que a Escola Municipal Conde de Moreira Lima está completando 100 anos?  Para comemorar a data, a diretoria, o corpo docente e os alunos da escola convidam a população para a abertura da exposição “Com Histórias de Vida, dou asas à Imaginação”, sob o tema “Escola Conde de Moreira Lima- 100 anos”, que acontece nesta quarta-feira (12), a partir das 10h.

Na programação, haverá homenagem ao lorenense e patrono da escola, Joaquim José Moreira Lima Júnior, com palestra do jornalista João Bosco Pereira de Oliveira, apresentações de leitura, declamação de poemas pelos estudantes, e exposições de documentos, troféus, fotos, maquetes e desenhos. A programação é aberta ao público e acontecerá até o dia 14 de setembro, das 10h às 18h.

Conhecendo a história:

O Grupo Escolar Conde de Moreira Lima, foi criado através de Decreto em 30 de janeiro de 1918, pelo Sr. Dr. Altino Arantes, na época Presidente do Estado de São Paulo, como eram chamados os Governadores de Estado. A construção do prédio teve início em 1912 com recursos do Estado e só foi finalizada, seis anos após o início das obras, em 1918 e entregue em 09 de fevereiro do mesmo ano.

Em 30 de janeiro de 1918, para exercer o cargo de Diretor do 2º Grupo Escolar de Lorena, foi nomeado, o Senhor Professor Francisco Prudente de Aquino, que permaneceu no cargo até 30 de janeiro de 1928, anexando as  escolas masculinas do Bairro da Cruz, do Bairro do Quatinga e as escolas femininas do Bairro da Cruz e Bairro da Olaria, e a escola mista do Bairro da Olaria. Em 07 de março de 1918 foi anexada ao 2º Grupo Escolar de Lorena, a Escola Masculina do Bairro do Aterrado. A Escola recebeu o nome do grande e imortal lorenense, “Conde de Moreira Lima”, na data de 4 de novembro de 1926, quatro meses após a sua morte.

Share.

Leave A Reply