Trânsito alerta pais para cuidados em áreas escolares e dá importantes dicas de segurança nessas regiões

O 2º semestre do ano letivo já começou na Rede Municipal de Ensino, porém até o dia 01 de agosto, as escolas estaduais e algumas escolas da rede privada também retomam suas atividades. Por isso, já está proibido o estacionamento nas áreas escolares de embarque e desembarque. Os trechos haviam sido liberados temporariamente no início do mês, período de início das férias.

A Secretaria de Trânsito e Transportes também alerta para a importância de se respeitar a legislação em regiões próximas de escolas e creches, principalmente nos horários de entrada e saída de estudantes. Para que a rotina escolar seja retomada de forma segura e consciente para todos é importante seguir algumas dicas:

– Segurança em primeiro lugar. A pressa não é motivo para se esquecer da segurança. Antes de sair de casa, verifica se todos os passageiros do carro estão com cinto de segurança e se as crianças estão nos assentos adequados para o veículo particular.

– Crianças de até um ano devem ser transportadas no bebê-conforto, com o assento voltado para o vidro traseiro; De um a quatro anos devem fazer as viagens na cadeirinha; Entre quatro e sete anos e meio, devem ser transportadas no assento de elevação; Entre sete anos e meio e 10 anos de idade, devem ficar no banco de trás com o cinto de segurança.

– Atenção redobrada com os pedestres na volta às aulas. Não transite em alta velocidade próximo às áreas escolares.

– Nesses locais, o grande fluxo de pessoas exige maior atenção do motorista. Respeite as faixas de pedestres. Também fique atento aos sinais luminosos que auxiliam a travessia nas ruas.

– Se você estacionar o carro e for à porta da escola caminhando, lembre-se de andar com as crianças na parte interna da calçada, se possível, sempre de mãos dadas, principalmente na hora de atravessar a rua. A pressa também é inimiga do pedestre, portanto, evite atravessar a rua correndo.

Dicas simples podem garantir a sua segurança e a dos seus filhos, e evitar penalidades e multas por descumprimento do Código de Trânsito. Seja consciente no trânsito!