Resultado da 2ª ADL mantem Lorena em estado de alerta para risco de epidemia de dengue

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta semana a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL).

A ADL é uma atividade de campo realizada pela Equipe de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação consiste em uma busca ativa por larvas no interior dos imóveis para traçar um mapa atualizado do índice de infestação.

O resultado que foi de 6.4% é preocupante, pois denota risco para nossa população, que pode sofrer nova epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus.

Todas estas doenças têm como transmissor o mosquito Aedes aegypti.

Até 1% dos imóveis com presença de larvas do mosquito, é considerado um índice satisfatório com praticamente ausência de risco para uma nova epidemia;

De 1% até 3.9% dos imóveis com presença de larvas do mosquito, é considerado um índice intermediário e de alerta com possibilidade de risco para uma nova epidemia;

Acima de 3.9% dos imóveis com presença de larvas do mosquito, é considerado um índice de alto risco, com alta possibilidade de uma nova epidemia;

O combate ao Aedes aegypti durante o inverno é um fator que pode ajudar em muito na redução da infestação, pois devido à baixa quantidade de chuvas, o mosquito encontra menos criadouros disponíveis para sua reprodução.  Nesse período mais seco devemos redobrar a atenção com locais em que existe o acúmulo de água parada mesmo sem chuvas, pois serão estes os criadouros que o mosquito utilizará para se reproduzir.

1 – Mantenha os ralos telados ou faça o tratamento químico com adição de cloro, água sanitária ou sal grosso a cada 3 dias.

2 – Coloque areia nos pratos de planta até a borda, dessa forma o mosquito não poderá usá-lo como criadouro.

3 – Lave o bebedouro de animais domésticos, sempre esfregando bucha ou panos nas paredes internas do recipiente, no máximo a cada 3 dias.

85% dos focos de reprodução estão localizados no interior dos imóveis.

Faça sua parte, ajude na luta contra a reprodução do Aedes aegypti.

“Um mosquito que pode matar, não pode nascer.”