1918/2018 – 100 anos da construção do Grupo Escolar “Conde de Moreira Lima”

0

Você sabia que a Escola Municipal Conde de Moreira Lima, está completando 100 anos?  O Grupo Escolar Conde de Moreira Lima, foi criado através de Decreto em 30 de janeiro de 1918, pelo Sr. Dr. Altino Arantes, na época Presidente do Estado de São Paulo, como eram chamados os Governadores de Estado. A construção do prédio teve início em 1912 com recursos do Estado e só foi finalizada, seis anos após o início das obras, em 1918 e entregue em 09 de fevereiro do mesmo ano.  Em 30 de janeiro de 2018, para exercer o cargo de Diretor do 2º Grupo Escolar de Lorena, foi nomeado, o Senhor Professor Francisco Prudente de Aquino que permaneceu no cargo até 30 de janeiro de 1928 anexando as  Escolas masculinas do Bairro da Cruz, do Bairro do Quatinga e as Escolas Femininas do Bairro da Cruz e Bairro da Olaria, e a Escola Mista do Bairro da Olaria. Em 07 de março de 1918, foi anexada ao 2º Grupo Escolar de Lorena, a Escola Masculina do Bairro do Aterrado. A Escola recebeu o nome do grande e imortal lorenense, “Conde de Moreira Lima”, na data de 4 de novembro de 1926, quatro meses após a sua morte.

O projeto do prédio foi previsto e assinado inicialmente para Lorena, pelo Engenheiro e Arquiteto Manoel Sabater, em 1911 e o mesmo projeto foi implantado nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto, construção semelhante sem alteração de fachada.

Em 27 de fevereiro de 1971, o Governador do Estado de São Paulo, o Sr. Roberto da Costa de Abreu Sodré, autoriza a instalação da Unidade Integrada de 1º Grau Conde de Moreira Lima, para todos os alunos de 7 a 14 anos. E a partir de 1976, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Conde de Moreira Lima.

Curiosidades Relacionadas:

Por este grupo escolar passaram vários alunos que se tornaram pessoas ilustres de nossa cidade.
Segundo Ata da Reunião da Escola, no dia 13 de outubro de 1932, o Diretor Antonio de Azevedo Castilho, narra o desaparecimento no período da Revolução de 32, de 13 relógios, que ficavam nas salas de aula, de um grande numero de livros da Biblioteca, e o Mobiliário foi todo danificado.

No ano de 1938 foi fundado o Orfeão Infantil, sendo responsável pelo mesmo a Sra.Moema Moreira Carpinetti, Diretora Adjunta.

No ano de 1935 a escola contava com 358 alunos matriculados. A cooperativa escolar foi fundada em 18 de julho de 1934. As professoras, Celeste Godoy e Marilia Ester da Silva Ramos, irmã do Dr. Péricles Eugênio da Silva Ramos, eram a 1ª e 2ª Tesoureiras, e na Comissão Fiscal estavam os Srs. Antonio Godoy Neto, Antonio Escada e Frederico da Silva Ramos. A Escola foi municipalizada no ano de 2001 através da Lei de 2325 de 01 de janeiro de 1997, e pelo Convênio de Municipalização incorporou os professores do Estado com sede na Unidade Escolar, passando a partir de então a ser administrada pelo Município, através da Secretaria da Educação.

 Foto: Claudio Ribeiro

 

 

 

 

Share.

Leave A Reply