Resultado de 5,7% da ADL/2018 coloca Lorena em alerta para risco de epidemia de dengue

A 1ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2018, realizada neste mês de janeiro, mostrou que o nível de infestação pelo mosquito Aedes aegypti é de  5.7%, considerada muito  alta e oferece risco de epidemia para nossa população.

O índice aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%, por isso, com este resultado, a cidade entra em “Estado de Alerta”.

A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) consiste em um trabalho de campo, realizado pelo Setor de Controle de Vetores, que coletam larvas no interior dos imóveis, para análise.

O porcentual é estabelecido pelo número de imóveis visitados e da quantidade destes imóveis em que foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti.

O mosquito Aedes aegypti, é transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya, do Zika vírus, e também possui capacidade de transmitir a Febre Amarela em áreas urbanas.  A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância do trabalho de conscientização e fiscalização das famílias e da Prefeitura no combate efetivo do Aedes Aegipti. É preciso eliminar os criadouros, para isso, o trabalho da população é primordial na vistoria das residências, 85% dos criadouros estão no interior dos imóveis e o Poder Público não possui capacidade de vencer esta luta de forma isolada.

Eliminação de criadouros é a única maneira de controle da infestação, portanto é fundamental que cada cidadão faça sua parte.

Após cada chuva realize uma nova vistoria em suas casas e locais de trabalho, buscando encontrar e eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água parada.

Os principais criadouros utilizados pelo Aedes aegypti em Lorena  são  reservatórios de chuva artificiais (tambores, baldes e vasilhas), ralos e pratos de planta.

Ralos: Coloque tela ou faça adição de cloro ou água sanitária a cada 03 dias;

Pratos de planta: Mantenha o prato com areia até a borda ou retire-os de uso e guarde-os em local coberto;

Reservatórios de água de chuva: Colocar cloro ou água sanitária ou mantê-los 100% fechados.

Observação: Os casos recentes de Febre Amarela no Brasil estão restritos a áreas silvestres até o momento.

Dengue, Zika Viros, Febre Chikungunya e Febre Amarela são doenças que podem MATAR!!! Não vamos deixar isto acontecer em nossa Cidade.