Lorena implanta grupo de apoio ‘Amor Exigente’, programa de acolhimento de familiares e dependentes químicos

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Na última terça-feira (16), a Prefeitura de Lorena, o grupo de estudo do Amor Exigente/LORENA e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) implantaram o Grupo de Apoio Amor Exigente (AE/ LORENA).

O Amor-Exigente é um programa internacional que atua com pais, jovens e educadores para prevenir o abuso e a dependência do álcool e outras drogas. Os voluntários capacitados no programa atuarão em grupos de apoio para difundir o programa em igrejas, clubes, no ambiente de trabalho e no amparo às famílias nos momentos de dor. Eles também estarão todas as terças-feiras, no PROVIM, das 19h30 às 21h30 para o acolhimento de pessoas interessadas.  Destaca-se que, os grupos AE tem como objetivo apoiar e facilitar as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida.

Em Lorena, o evento aconteceu no PROVIM e reuniu um público aproximado de  100 pessoas, dentre estas as seguintes autoridades: Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti; secretário de Segurança Pública, Norival de Sousa Jr.; secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos; o presidente da Federação do Amor Exigente, Luiz Fernando Cauduro;  a coordenadora regional do AE, Maria de Fátima Spuri Lima; o coordenador do AE de Pindamonhangaba, Fernando Antunes; a presidente do COMAD e coordenadora do AE de Lorena, Carmem Lúcia dos Santos; representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Saúde, e o vereador Cleber Maravilha.

Entre os presentes da sociedade civil organizada, estiveram o profº Paulo Roberto, do Colégio Adventista e do projeto Lorena Pela Vida; a coordenadora do Núcleo de Extensão do UNIFATEA, Rosana Montemor; o pastor Marcelo Narciso, da Igreja Metodista de Lorena; a coordenadora do projeto Vivência Biográfica do Rio de Janeiro, Laura de Lira; e o pastor Jailton Gaspar, presidente do Desafio Jovem Monte Sinai.

É importante destacar que atualmente o grupo do AE de Lorena é formado por 20 voluntários compromissados com o tema, os quais desde maio/2017 estão se preparando, semanalmente, através do grupo de estudo do AE e também de alguns Cursos Regionais do AE para acolher familiares e usuários de drogas que desejam buscar orientação e vencer a dependência química.

DSC_0308 DSC_0262 DSC_0280 DSC_0270