CRAS II realiza ações de prevenção ao câncer de mama no Campo dos Ipês

0

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

O mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama ainda não acabou e as atividades do movimento Outubro Rosa também não. Na última quinta-feira (26), a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II)  e o Instituto Dialogare realizaram uma roda de conversa sobre a importância do cuidado e prevenção para os assistidos no Campo dos Ipês.

DSC_2615

Durante o bate-papo, foram dadas orientações pelas enfermeiras da Secretaria de Saúde sobre o autoexame. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Quando encontradas essas alterações, a procura pelo serviço de avaliação diagnóstica deve ser imediata.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; 

  Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; 

  Alterações no bico do peito (mamilo); 

  Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; 

  Saída espontânea de líquido dos mamilos

DSC_2581

Além das atividades com as mulheres, dezenas de crianças participaram de atividades especiais de recreação e teatro. Ao longo do mês de outubro, foram realizadas diversas atividades alusivas ao trabalho de prevenção ao câncer de mama. Além de orientação nas unidades de saúde da cidade, foi realizado um mutirão de atendimento no Ambulatório de Especialidades (antigo INAMPS) e atividades de bem-estar.

DSC_2603

Share.

Leave A Reply