Campanha Nacional de multivacinação de 11 a 22 de setembro de 2017

0

A Secretaria Municipal da Saúde de Lorena participa da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A Campanha teve  início nesta segunda-feira (11) e acontece até 22 de Setembro de 2017.

Neste sábado, 16 de setembro será o dia “D” mobilização nacional.

Durante a campanha todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, deverão comparecer a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Desta forma, esta estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Estarão disponíveis para esta ação as vacinas do calendário de vacinação da criança e do adolescente. Segundo a gerente de vigilância coletiva Helen Colino  “A vacinação é fundamental para manter sob controle as doenças erradicadas ou eliminadas e que são prevenidas com a vacinação.  Importante ainda  destacar que estará disponível a vacina Pentavalente para as crianças de 2(dois)  meses. 4(quatro) meses e (06)seis meses de vida e que ainda não foram vacinadas, pedimos aos pais ou responsáveis,  que comparecem as UBS mais próxima da sua casa para que elas recebam a vacina. Desde o mês de abril, deste ano,  a vacina Pentavalente  encontrava-se na fase de desabastecimento nacional,  por conta de intercorrências  do laboratório produtor.”

Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação.

No município de Lorena as ações serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Estratégia Saúde da Família durante esse período, inclusive no dia “D” de mobilização Nacional, sendo de segunda a sexta-feira no horário das 7 às 17 horas e no dia “D” de intensificação das 8 às 17 horas.

Unidades Básicas de Saúde:

UBS Bairro da Cruz

UBS Vila Nunes

UBS Industrial

UBS Cecap

Estratégia Saúde da Família:

ESF São Roque

ESF Santo Antonio

ESF Comerciários

ESF Olaria

ESF Novo Horizonte

ESF Parque Rodovias

ESF Horto

ESF Vila Brito

ESF Ponte Nova

ESF Cabelinha

Vacinas que fazem parte do calendário das crianças e adolescentes:

Crianças menores de 7 anos

– BCG

– Hepatite B

– Pentavalente

– Poliomielite (Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Vacina Oral Poliomielite (VOPb)

– Rotavírus

– Pneumocócica 10 Valente

– Meningocócica C Conjugada

– Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)

– Hepatite A

– Tetraviral (SCR + Varicela)

– Influenza

 Crianças de 7 anos a adolescentes menores de 15 anos de idade

– BCG

– Hepatite B

– SCR

– Dupla adulto

– Poliomielite (VIP)

– HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos

– Meningocócica C Conjugada para meninas e meninos de 12 a 13 anos de idade

– Influenza

Share.

Leave A Reply