Escolas Municipais realizam “Projeto Folclore ” em homenagem a Amazônia e ao Folclore brasileiro

Dia 22 de agosto comemoramos o dia do Folclore. Você sabe qual a origem da palavra Folclore?
A palavra folclore é de origem inglesa. O termo “folk”, em inglês, significa povo, enquanto “lore” significa cultura.fol14Folclore é um conjunto de tradições e manifestações populares que são passadas as pessoas de geração para geração. São mitos e lendas, muitos deles nascem da pura imaginação das pessoas. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes, outras apenas para assustar os povos. Muitos deles deram origem às festas populares.
folcl6
Além dos mitos e lendas, o folclore brasileiro apresenta uma grande diversidade cultural. Podemos também considerar do nosso folclore: ritmos e danças folclóricas, comidas típicas, músicas regionais, encenações, artefatos, arte e cultura.

folcl23
Esse ano, os professores: Rafael Ribeiro, Andréia Silva, Erivaldo Pereira de Lima e Solange Martins Leite da EM Conde de Moreira Lima e da EM Lúcia Vilar, resolveram se unir e homenagear a Amazônia, com o Projeto Folclore.

fol1

folcl13

Durante toda uma semana de comemorações, os alunos desenvolveram projetos que abordavam a Amazônia e os mitos e lendas brasileiras, como Saci Pererê, Bumba meu boi,  Emília e outros…

folcl22As apresentações foram em grande estilo, e todos puderam participar desta representação popular e conhecer um pouco mais sobre a Amazônia e o folclore brasileiro.

Fotos: Claudio Ribeiro