Lorena realiza Campanha “Faça bonito: proteja nossas Crianças e Adolescentes Contra o Abuso Sexual e a Exploração Sexual”

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS de Lorena, participam do 17°ano de Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.  O objetivo deste movimento é envolver família, escola, sociedade civil, instituições de atendimento, igreja, universidades, mídia, para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e responsabilizando-se para o desenvolvimento da criança e adolescente de forma digna, saudável e protegida.

Sobre a data:
O 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O corpo foi encontrado seis dias depois, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime não foram responsabilizados.

A proposta do dia 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescente. Mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vitimas de violência sexual no Brasil, dados de 2015, são quase 50 por dia durante um ano inteiro. Maria Tereza Soares de Moura, vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro – SOPERJ comentou que “esses números são apenas a ponta do iceberg já que existe um muro de silêncio em torno desses casos de violência contra criança e adolescente, dificultando ainda mais a compreensão da magnitude real do problema”. Podemos entender esta forma de violência como englobando tanto as situações de abuso sexual intra e/ou extra familiar que se caracterizam como não possuindo um caráter comercial, como as situações de exploração sexual nas quais a dimensão mercantil está nitidamente presentes. Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe o papel pedagógico de orientação, acolhida e denúncia.

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infanto-juvenil é necessário procurar o Conselho Tutelar, Delegacias ou ligar para o disque-denúncia nacional o disque 100 – vinculado à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

Como uma das ações do CREAS Lorena é a prevenção, apresenta uma programação para a semana de maio com a Campanha “Faça bonito, proteja nossas Crianças e Adolescentes Contra o Abuso e a Exploração Sexual”.

Programação para crianças de 06 a 12 anos:

Dia 15/05 CRAS I manhã e CRAS II tarde

Dia 16/05 Escola Regina Bartelega manhã e Escola Hermínia Figueira a tarde

Dia 17/05 CRAS I manhã e CRAS II tarde

Dia 18/05 SOS manhã e Escola Mário Covas tarde

Dia 22/05 CRAS I manhã e tarde e CRAS II manhã e tarde

Dia 23/05 Escola Regina Bartelega manhã e Escola Hermínia Figueira tarde

Dia 24/05 CRAS I manhã e tarde e CRAS II manhã e tarde

Dia 25/05 Obra Social São Domingos Sávio manhã e tarde

Dia 26/05 Escola Ruy Brasil e Escola Geraldo Alckmin à tarde

Dia 27/05 Grupo Escoteiro Guaypacaré as 14h30

Programação para as famílias:

Dia 19/05 na Obra Social São Domingos Sávio, horário15h30

Dia 25/05 no  CRAS II às 14h

Dia 31/05 na APAE às 14h.

Vamos envolver-nos coletivamente na defesa da garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Compartilhe essa ideia!