Lorena realiza Campanha de Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer Bucal

0

Abril é o mês de conscientização do câncer bucal, doença que,  segundo o Inca, atinge mais de 14 mil pessoas por ano, a maioria homens, e causa mais de 4 mil mortes por ano no Brasil.

Em Lorena, as ações de prevenção e conscientização se estenderão até o mês de maio, com a realização de uma ação especial no dia 13 de maio, sábado, mesma data da mobilização contra gripe (Influenza).

As atividades do ‘Dia D’ da campanha serão realizadas pela Coordenadoria Municipal de Odontologia em parceria com a equipe de Controle de Endemias, responsável pela Campanha contra a Influenza. Por isso, na data, haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Nunes, Bairro da Cruz, Cecap e Cidade Industrial, no período entre 8h às 12h. Para se consultar basta apresentar o RG e o Cartão SUS.

A iniciativa tem a proposta de orientar a população, principalmente os idosos, sobre os riscos do câncer bucal e a importância de fazer exames preventivos para que o diagnóstico seja precoce.

As ações tiveram início neste mês, com atividades especiais realizadas no Lar São José, asilo do Bairro da Cruz e no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), dentro do projeto ‘Academia da Memória’. Durante a campanha, estão sendo realizadas avaliações nos pacientes, quando encontrados casos suspeitos são encaminhado para exame.

As principais causas da doença são o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Para reduzir a mortalidade, é necessário que haja diagnóstico precoce feito por meio do exame clínico dos tecidos da boca, realizado obrigatoriamente por um dentista capacitado, com o qual será possível identificar tanto lesões potencialmente malignas quanto o câncer em estágios iniciais, possibilitando um tratamento menos agressivo e o aumento da sobrevida.

 

Share.

Leave A Reply