Pessoas com 60 ou mais já podem ser vacinar contra Influenza, em Lorena

0

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza começou nesta segunda-feira (17). Nesta fase, podem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, além do primeiro grupo da campanha, que envolve trabalhadores  de saúde dos serviços públicos.

Para se vacinar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência portando um documento oficial com foto (RG ou CPF).

  A partir do dia 24 de abril (3ª etapa) serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os povos indígenas.

A partir do dia 02 de maio (4º etapa) serão atendidos os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

Em 08 de maio (5ª etapa) também serão incluídos para a vacinação os professores das escolas públicas e privadas e todos os outros grupos anteriores.

O Dia “D” está marcado para 13 de maio. Na data haverá uma mobilização nacional, onde todas as unidades de saúde de atenção básica estarão abertas, das 8h às 17h, para atendimento ao publico em geral.

Alem dos pontos fixos de vacinação, neste dia,   haverá postos volantes atendendo n a Praça Dr. Arnolfo Azevedo, das 8h às 16h, nos supermercados (Pão de Açúcar, Spani, Semar, Dia e Máximo) e nas feiras livres (Comercial e Mercadão) no horário das 8h às 12h.

Quem se lembra da vacina se protege da gripe.

Como se prevenir:

– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.           

– Evitar locais com aglomeração de pessoas. 

– Mantenha os ambientes ventilados.

– Evitar o contato direto com pessoas doentes.

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir, espirrar ou usar o banheiro.

– Em caso de adoecimento, procurar assistência médica. 

– Não usar medicamentos sem orientação médica.

Share.

Leave A Reply