Lorena como referência e destaque no ensino em Braille

Dia Nacional do Braille, 8 de abril, data criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência visual no sistema educacional do Brasil. Ir à escola e não encontrar professores que conheçam o sistema de leitura e escrita em Braille, não ter acesso à máquina de escrever em Braille ou aos livros escolares adaptados,  constitui uma dura realidade para crianças, jovens e adultos com deficiência visual.

DSC_0156

Em Lorena temos a escola Municipal Cyrene Leite de Almeida (CADEVI), que é referencia neste atendimento e fica no bairro da Ponte Nova.  A escola conta com toda a estrutura e material necessário para atender crianças, jovens e adultos. Hoje, são atendidos aproximadamente 47 deficientes visuais em dois períodos, manhã e a tarde. Os alunos são atendidos em duas modalidades: A alfabetização pelo método Braille e pelo método ampliado. A escola oferece transcrição do Braille, ensino da datilografia Braille, aulas de informática adaptadas pelo sistema DOSVOX, educação física adaptada e muito mais.  A escola presta ainda, apoio intensivo aos alunos das escolas municipais de ensino regular. O trabalho é especificamente voltado aos portadores de deficiência visual, atendendo além do nosso público, também toda a região do fundo do vale e cidades adjacentes. Lorena se destaca pelo brilhante trabalho realizado pelos profissionais gabaritados e tem uma repercussão muito positiva não só dentro do próprio município como reconhecido regionalmente.

DSC_0167

Segundo dados do Ministério da Educação, existem mais de 70.866 mil alunos com deficiência visual matriculados em escolas de ensino regular nas classes comuns; e 6.104 mil crianças e jovens em escolas inclusivas ou salas especiais espalhadas pelo país. Mesmo com números expressivos, a falta de recursos e profissionais especializados ainda é uma realidade enfrentada por essa importante parcela da população brasileira.