Combate ao mosquito Aedes aegypti deve continuar durante o outono. Previna-se!

0

Mesmo com o fim do verão, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, zika, chikungunya e febre amarela não podem parar.  A população deve manter a vistoria semanal e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti também durante o outono.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Lorena, os dados de arboviroses contabilizados até o dia 20 de março somam sete casos de dengue registrados na cidade, sendo um caso importado e seis autóctones.

A queda é significativa se comparados os dados de 2016, quando no mesmo período, de janeiro a março, eram 51 casos confirmados da doença na cidade.

ADL

O comparativo é importante para mostrar como o engajamento da população no combate ao Aedes traz resultados, principalmente após o resultado da ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que mostrou índices preocupantes. Em 5,6% dos imóveis pesquisados foram coletadas larvas do Aedes aegypti. O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%.

Outra ação importante e que ajuda significativamente a reduzir os criadouros é o recebimento dos agentes de saúde no trabalho casa-a-casa. Quanto maior a recusa por parte da população, maior o risco de proliferação do mosquito.

Força-Tarefa

Desde fevereiro, quinze homens do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5ºBIL) reforçam o trabalho de conscientização, e inspeção de residências. A força-tarefa, com reforço do Exército, acontecerá até 28 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 16h. As abordagens ocorrem sempre em duplas formadas por um agente de combate a endemias (ACE) e um militar.

Share.

Leave A Reply