Lorena realiza ações no mês da conscientização do câncer de mama

0

A Prefeitura de Lorena aderiu ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. No próximo sábado, 08 de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Fulor) e a Secretaria de Saúde realizam ações alusivas ao ‘Outubro Rosa’.

A programação acontecerá das 8h ás 12h, no Ambulatório Médico de Especialidade II (Inamps), situado na Rua Erendy Novaes Ferreira, 22 – Centro.

Entre as principais atividades realizadas, estarão os exames de mama e papanicolau. Para participar, é necessária a apresentação do cartão SUS. As mulheres também poderão fazer aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais, entre outras atividades.

Além disso, o Fundo Social de Solidariedade estará com atividades de bem estar para as mulheres, com cabeleireiros e manicures atendendo até as 12h.

História do Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

Fonte: http://outubrorosa.org.br/

Share.

Leave A Reply