Secretaria de Saúde alerta pra combate à dengue no inverno

0

Mesmo com o inverno, a preocupação com a dengue não pode diminuir. A Secretaria de Saúde alerta para que a população continue se prevenindo contra o mosquito da dengue, inclusive nos dias mais frios

Apesar de Lorena não viver uma epidemia, alguns casos continuam sendo  registrados na cidade. A queda da transmissão da doença está diretamente relacionada com a pouca incidência de chuva, típica do inverno, pois o número de criadouros disponíveis (com acúmulo de água parada) para o mosquito se reproduzir é menor.

Desde o dia primeiro de julho desse ano, a cidade já contabilizou 28 casos de dengue.

É muito importante, portanto, que a população continue atenta para eliminação de criadouros continue durante o inverno também, pois isso pode determinar os números da doença no período quente e chuvoso do ano.

Os ovos do Aedes aegypti podem permanecer viáveis para gerarem novos mosquitos mesmo até 450 dias no seco, assim que os ovos tenham contato com a água.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica –  Controle de Vetores do município, os principais criadouros positivos para larvas durante o inverno são os ralos internos e externos, os pratos de planta e plantas aquáticas.

Os ralos devem ser tratados a cada 3 dias com cloro, água sanitária ou sal grosso ou a colocação de telas que dispensa o tratamento químico, pratos de plantas devem ser mantidos com areia até a borda e plantas aquáticas devem ter sua água trocada a cada 3 dias no máximo e o vaso lavado com bucha esfregando a borda interna.

Share.

Leave A Reply