Lorena promove cadastro para doadores de medula óssea

0

No dia 6 de dezembro Lorena promoverá uma campanha para o cadastramento de doadores de medula óssea. A iniciativa da campanha, que não é comum na região do Vale do Paraíba, surgiu após a solicitação de um munícipe lorenense, cujo filho foi diagnosticado com leucemia e o único tratamento indicado foi o transplante de medula óssea.

Para a campanha, a Secretaria de Saúde de Lorena firmou parceria com a Associação da Medula Óssea (AMEO), que é autorizada pelo Registro Nacional de Doares Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Para ser um doador, o voluntário precisa ter entre 18 e 54 anos, estar com bom estado de saúde e não ter histórico de câncer, hepatite e HIV. No dia 6 de dezembro, o voluntário com essas características irá preencher um formulário e será colhida uma amostra de 5ml de sangue para ser realizado o teste de compatibilidade. Esses dados serão cadastrados no REDOME, onde serão cruzados com os de pacientes de todo o país e, se for encontrado um paciente compatível, o doador será acionado pelo AMEO para outros exames necessários para que o transplante seja realizado.

A expectativa da Secretaria de Saúde de Lorena é de que pelo menos 200 pessoas compareçam no dia e se cadastrem. De acordo com a gerente de vigilância coletiva de Lorena, Maria Carolina Codello, esta é a primeira campanha no município e a intenção é de que seja agendada pelo menos uma vez por ano para que haja sempre um número crescente de doadores.

O cadastro de doadores voluntários será realizado no sábado, dia 6, das 10h às 14h, no Centro de Saúde que fica na Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38, centro, próximo ao Fórum.

Porque doar: Em muitos casos, o transplante de medula óssea pode ser a única maneira de salvar muitas vidas. No entanto, a possibilidade de encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil casos.

O Procedimento de doação se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação.

Share.

Comments are closed.