Orientadoras de estudo de Lorena participam de formação pelo programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

As orientadoras de estudo das escolas municipais de Lorena participaram do encontro de formação em matemática pelo Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pacto). O evento foi realizado pela Unesp no Centro de Formação do Educador Prof.ª Leni Bevilacqua (CEFE), em São José dos Campos, no período de 3 a 6 de novembro.

O objetivo do programa é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Neste encontro, as orientadoras de estudo compartilharam as ações desenvolvidas em sala de aula, como as atividades lúdicas que desenvolvem o raciocínio lógico e matemático por meio de jogos e propostas que promovem o aprendizado do aluno de forma prazerosa.

Lorena contra o analfabetismo

Os resultados positivos dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Lorena puderam ser melhor avaliados em julho deste ano, quando a cidade recebeu o sele de Município Livre de Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cidade ultrapassou a meta de 96% da população alfabetizada. Apenas 207 dos 5.570 municípios do Brasil obtiveram esse reconhecimento, sendo 45 do Estado de São Paulo e 9 do Vale do Paraíba.