Aberta Oficialmente a 3° Semana de Ciência e Tecnologia de Lorena

A 3° Semana de Ciência e Tecnologia teve início nesta segunda-feira, 13, com a abertura oficial no auditório da Escola de Engenharia de Lorena.

Durante a cerimônia, o coordenador do evento Prof. Carlos Alberto Moreira dos Santos falou do crescimento das atividades deste ano. “Nesta 3° edição conseguimos levar o estudo das ciências para mais pessoas, por meio da mostra que acontece na praça. Além disso, estamos comemorando a conquista do maior número de estudantes inscritos nas olimpíadas de física e ciências”. Este ano, mais de 200 alunos de Lorena participarão das Olimpíadas de Ciências e Física. A novidade desta edição é que além dos alunos do ensino fundamental das escolas municipais, e dos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares do município, 22 adolescentes e jovens da Fundação Casa de Lorena também participarão das Olimpíadas, sendo que as provas serão realizadas na própria entidade.

Presente na abertura do evento, o prefeito Fábio Marcondes afirmou ter compromisso com o avanço na educação municipal. “Nos sentimos honrados em participar e poder levar a ciência à praça pública e aos nossos alunos. Estamos apoiando este evento e também finalizando um processo para oferecer capacitação aos professores municipais em parceria com a USP”.

Para a secretaria de educação, Maria Aparecida Nogueira, levar a universidade para dentro das escolas é a oportunidade de ampliar a visão dos alunos. “Com essa parceria estamos avançando na educação básica. Muitos alunos não têm visão de futuro, por isso essas atividades são importantes para ajudar a despertar o interesse e o desejo de aprender”, afirma.

Realizada pela USP, e com o apoio da Prefeitura de Lorena, as atividades da Semana da Ciência e Tecnologia têm como intuito envolver e despertar nos alunos do ensino básico o interesse pelas Ciências de Natureza e suas tecnologias, e visando estreitar a relação entre a escola e a universidade. Durante todos os dias serão realizadas palestras na EEL e mostras de ciências monitoradas na Praça Baronesa de Santa Eulália.