Gerações diferentes trocam experiências em projeto escolar da rede municipal de ensino de Lorena

A Prefeitura de Lorena, em parceria com o Planeta Educação, desenvolve o projeto ‘Álbum de Memórias’.

Os estudantes coletaram relatos de seus avós e resgataram muitas histórias ao conhecer as experiências de outras gerações.

Depois, no Laboratório de Informática, reuniram os depoimentos com o auxílio do Processador de Texto.

Realizado durante as aulas integradas com os recursos tecnológicos, o projeto, além do vínculo afetivo, articula conteúdos de diferentes áreas do conhecimento como língua portuguesa, história e informática.

Os professores ressaltam a valorização do conhecimento transmitido pelos avós por meio da tradição oral.

Além das entrevistas, o projeto tem proporcionado aos alunos momentos de leitura e escrita, individual e coletiva.

Os temas variam, de antigos objetos e vestimentas – e suas relações com o presente-, à análise de livros, reprodução de textos e as semelhanças e diferenças da história contada com a história vivida.

Ainda dentro do projeto, os alunos deverão pesquisar na Internet o Estatuto do Idoso, além de casos de abandono e maus tratos.

Eles também vão visitar um asilo para proporcionar aos idosos momentos de leitura e música (violão e voz). Também está programada a leitura de algumas obras relevantes ao tema, a fim de tratar de forma agradável a importância da memória e sabedoria dos idosos.