Secretaria de Saúde de Lorena realiza Dia D Contra a Dengue no próximo sábado (26)

No próximo sábado (26), a Secretaria de Saúde de Lorena, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará o Dia D Contra a Dengue.

As ações de prevenção e combate à dengue serão realizadas na Praça Arnolfo de Azevedo (Praça Central), de 9h às 13h.

Agentes da Saúde darão orientação a quem passar pela praça, mostrando a importância da colaboração de todos para auxiliar os trabalhos de combate e prevenção desenvolvidos o ano inteiro.

Vai ser distribuído material gráfico e também haverá ações em residências para intensificar a prevenção no Bairro da Cabelinha.

A Secretaria de Meio Ambiente participará do evento entregando sementes de plantas que ajudam no combate do mosquito transmissora da dengue e também mudas de espécies nativas.

No dia D, será lançada oficialmente a campanha municipal de combate à dengue, com novas ações e material gráfico de conscientização.

Imagem 006

Combate. Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde vem realizando diversas ações para previnir e combater a dengue.

Para fortalecer o combate, foi feita a aquisição de três nebulizadores para a aplicação de inseticida malathion, específico para o extermínio do mosquito Aedes aegypti.

Os trabalhos de nebulização são parte das atividades de campo desenvolvidas pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, visando matar fêmeas adultas que podem infectar a população.

A nebulização tem sido feita onde existe a confirmação de transmissão da doença.

Futuro. A eliminação de criadouros durante a nova estação resultará em uma redução da infestação no município no próximo verão.
Se a população de Lorena se mantiver atenta, eliminando criadouros agora, durante a primavera a possibilidade de nova epidemia diminui bastante para o ano de 2014.

Quanto menor a infestação, menor será o risco de transmissão da doença, uma vez que somente o mosquito Aedes aegypti pode transmitir a doença entre humanos, quando infectado por um dos quatro subtipos de vírus existentes no Brasil.