Avaliação de Densidade Larvária aponta que Lorena tem risco de transmissão da dengue em grande escala no próximo verão

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta terça-feira (6) a última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada durante o inverno no município.

A análise é um importante mecanismo de estudo de campo que revela o índice da infestação em todo o território pelo mosquito Aedes aegypti.

O trabalho foi realizado pela Vigilância Epidemiológica, que constatou o alto índice de taxa de positividade de larvas do vetor da doença e o risco de transmissão em grande escala para o próximo verão.

Foi identificada também a presença de larvas em vasos de plantas aquáticas, lona exposta no tempo com acúmulo de água parada, vasos sanitários e caixa da descarga, bandeja de geladeira, latas, frascos de plástico, piscinas, garrafas descartáveis e bromélias.

A altíssima quantidade de larvas do mosquito em ralos mostra que a população não vem cuidando da maneira correta dos possíveis criadouros.

O Educador de Saúde da Prefeitura de Lorena, Davi Quadros, ressalta que os ralos devem ser tratados quimicamente, com a adição de cloro ou água sanitária a cada três dias, no máximo, e os pratos de plantas devem ser retirados de uso ou deve-se colocar areia até a borda.

Tratar dos ralos é, portanto, adicionar água sanitária ou cloro a cada três dias, e ponto final.

O inverno é um período em que é necessário redobrar a atenção pois, assim que voltarem as chuvas e o calor da primavera e verão, haverá crescimento considerável de criadouros para o mosquito se reproduzir, aumentando os riscos de transmissão da doença.

Orientação. A Prefeitura de Lorena, além do trabalho de campo rotineiro para orientação à população, também iniciou uma campanha para esclarecer os moradores sobre a importância de manter os cuidados durante o ano todo, inclusive no inverno.

Cartazes foram distribuídos em pontos de grande movimentação de pessoas em várias regiões da cidade (cartaz abaixo e anexado).

Entrevistas em rádios e jornais e matérias postadas no site e facebook da prefeitura complementaram o trabalho, que está sendo retomado após os resultados da ADL.

Sem o apoio da população de Lorena na eliminação de criadouros é impossível para a gestão pública local, isoladamente, resolver o problema.