Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer lança projeto para colocar em contato contadores de histórias e crianças

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena (SEJEL) iniciará, no próximo domingo (14), o projeto Contação de Histórias, em parceria com o Grupo Faz de Conta.

A iniciativa pretende levar até as crianças histórias e contos a fim de trabalhar a sensibilidade, a imaginação, auxiliando-as na formação de adultos mais sensíveis, para que saibam, dentre outras coisas, demonstrar sentimentos, facilitando o relacionamento em sociedade.

O Contação de Histórias será mais uma forma de entretenimento infantil em Lorena, onde há uma grande lacuna de atenção às crianças, principalmente nos finais de semana.

A participação dos menores e dos pais será de grande valia para os encontros pois todos poderão indicar ou criar histórias para serem contadas.

Objetivos. Histórias dos mais variados estilos serão contadas ao ar livre, com a utilização de recursos lúdicos, tais como fantoches e sucatas, com simplicidade e humor. Também poderão ser tratados temas conflitantes, entre eles, o preconceito, a discriminação e inclusão social.

Amizade, fraternidade, solidariedade, honestidade e responsabilidade com o próximo e o meio ambiente também serão temas recorrentes, enfatizando os valores que as crianças precisam assimilar.

Importância. Em dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense, Beatriz Martini Bedran lembra que “a criança que ouve histórias cotidianamente desperta em si a curiosidade e a imaginação criadora e ao mesmo tempo tem a chance de dialogar com a cultura que a cerca, e portanto, de exercer sua cidadania. O encontro do seu imaginário com o mundo de personagens tão diversificados pertencentes aos contos sejam eles tradicionais ou contemporâneos, é fator de grande enriquecimento psíquico-social”.

Programação do Contação de Histórias em Lorena:

14 de julho: A semente da verdade (conto chinês), às 15h, no Parque Infantil, ao lado do Fórum, e às 16h, no Centro Social Urbano (CSU).

20 de julho: O coelho Janjão (de autoria do Grupo Faz de Conta), às 15h, no Parque Infantil, ao lado do Fórum, e às 16h, no Centro Social Urbano (CSU).