Prefeitura de Lorena reabrirá Rua Principal a pedido da associação comercial local

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, informa que reabrirá a Rua Dr. Rodrigues de Azevedo (Rua Principal) para o trânsito de veículos a partir do próximo sábado (06). A medida foi anunciada nesta quarta-feira (03), pelo prefeito Fábio Marcondes, após a Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais de Lorena (ACIAL) enviar à prefeitura um ofício (confira o documento no final deste texto) solicitando a reabertura da via.

A intenção da prefeitura era manter a rua fechada aos sábados, de 8h às 14h, garantindo comodidade, conforto e segurança a pedestres e ciclistas.

A ACIAL afirma que pesquisas com os comerciantes das ruas Principal e Major Oliveira Borges e da Praça Arnolfo de Azevedo, além de um abaixo assinado, indicaram que os lojistas não concordaram com o fechamento da via.

O texto do ofício da ACIAL diz que o comércio quer a reabertura da Rua Principal “até que um projeto adequado seja realizado para nosso centro comercial”.

O prefeito Fábio Marcondes ressaltou que esperava um consenso com os empresários sobre o fechamento da rua, onde se concentra boa parte do comércio local.

Como os lojistas não concordaram com a medida e reiteradamente passaram a pedir a reabertura, a solicitação será atendida.

O prefeito lembra que os moradores têm o direito de circularem com tranquilidade pelo Centro, em especial na rua de maior movimentação da cidade, o que vinha sendo garantido com o bloqueio para o trânsito de veículos na Rua Principal. Os comerciantes teriam, assim, que se adaptar, pensando no conforto da população, ressalta o prefeito.

Opiniões. Após as duas primeiras experiências de fechamento da Rua Principal, no mês de maio, a prefeitura tomou conhecimento de que a ACIAL reprovara a medida mediante pesquisa que a associação afirma ter feito com lojistas. A prefeitura, então, realizou uma enquete nas ruas, entre os dias 06 e 18 de junho de 2013, em que foram ouvidas 420 (quatrocentas e vinte) pessoas.

Desse total, 355 aprovaram o fechamento da Rua Principal aos sábados e 65 não concordaram.

As principais justificativas de quem é a favor do bloqueio foram:

1- Dá mais segurança a pedestres e ciclistas.
2- Facilita acesso às lojas.
3- Melhora a mobilidade dos pedestres, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência, pessoas com crianças no colo.
4- A rua é estreita. Sem os veículos, aumenta o espaço para pedestres.

Das pessoas que reprovaram, a maioria justificou dizendo que:

1- O fechamento faz com que motoristas desviem pela Rua Major Oliveira Borges, travando o trânsito.
2- Dificulta a circulação de carros no Centro.
3- Congestiona outras ruas, impedindo a fluidez do trânsito.

A pesquisa realizada pela prefeitura contém os nomes dos entrevistados, a faixa etária dos que concordaram em informar a idade, além de fotos.

O Secretário de Trânsito e Transportes, Jaime Silva, explica que trata-se de uma fase de adaptação do comércio e da população.

Além disso, ele afirma que o principal gargalo do trânsito na região é no entorno da praça central, onde os veículos que saem da Rua Principal se encontram com os que trafegam pela Rua Major Oliveira Borges, ao redor da praça.

Outro fato importante são as alternativas que os motoristas têm para chegar ao Centro.

Entre os caminhos sugeridos para evitar a Rua Principal estão o trajeto pela Nova Lorena, ou pela chamada Rua das Palmeiras, e também pela via que passa ao lado do Clube Comercial de Lorena.

Para que o Centro da cidade pudesse ter um local de lazer e compras para todos, com a tranquilidade de poder se locomover a pé pela Rua Principal, seria necessário um período de adaptação, como ocorre com qualquer mudança, principalmente no meio urbano.

Abertura. A postura da atual gestão, de receber críticas e sugestões dos moradores, foi demonstrada nas últimas semanas, quando, em datas diferentes, o prefeito reuniu-se com moradores do Parque das Rodovias para discutir a solução de um impasse em torno da invasão de um terreno, e, posteriormente, com um grupo de manifestantes que pediu para levar ao conhecimento do chefe do Executivo local reivindicações voltadas a diversas áreas do serviço público.

Abaixo, o ofício encaminhado pela ACIAL à Prefeitura de Lorena com a solicitação de reabertura da Rua Principal.

Lorena no Páreo.