Escolas da rede municipal de ensino de Lorena são contempladas com lousa digital para melhorar interação entre alunos e professores

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Educação, foi contemplada com o projeto de lousas digitais, do Ministério da Educação (MEC), e oito escolas da rede municipal de ensino receberão os equipamentos.

As lousas digitais serão de grande utilidade porque possibilitarão uma interação entre alunos e professores com a utilização de recursos modernos de multimídia.

Como tem se empenhado para cumprir os deveres estabelecidos pelo MEC, por meio do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, a atual gestão receberá a remessa das lousas digitais.

Além da doação, o MEC também será responsável pela capacitação dos profissionais para utilizar o material.

A Secretária de Educação de Lorena, Dalva Chicarino, lembra que a prefeitura aderiu a todos os programas disponíveis para o município a fim de pleitear recursos e material didático. O resultado do trabalho aparece gradativamente.

A secretaria está finalizando o Plano de Ações Articuladas (PAR), que tem como objetivo fazer uma auto avaliação da educação no município e estabelecer metas e ações para a melhoria da qualidade da educação nos próximos anos.

Tecnologia. As lousas digitais possuem diversas possibilidades para levar aprendizado de forma direta e interativa aos estudantes. Os professores podem indicar os assuntos da aula por meio do toque no telão onde é projetado o conteúdo da aula, que torna-se, assim, mais dinâmica. As informações são armazenadas digitalmente.

Deveres. O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação reúne o governo federal, os estados e municípios, com metas a serem alcançadas para aprimorar a qualidade da educação básica.

Os trabalhos são pautados com foco na aprendizagem e resultados concretos a atingir, na alfabetização de crianças até os oito anos de idade e no acompanhamento mais próximo de cada aluno, com avaliação de frequência e desempenho, combate à repetência e evasão, entre outros.