Secretaria de Saúde de Lorena alerta que inverno também é época de combater a dengue

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, lembra os moradores que inverno e dengue caminham juntos. Há uma sensação equivocada de que a doença é exclusiva dos períodos quentes do ano, e a desatenção durante o inverno compromete o ano seguinte, tornando ainda mais difíceis a prevenção e o combate contra a dengue.

O Educador de Saúde da Secretaria de Saúde de Lorena, David
Quadros, explica que os ovos do mosquito Aedes aegypti têm capacidade de gerar vida durante aproximadamente 450 dias, mesmo em locais secos. Os ovos de 2013 que permanecerem colados nas paredes de criadouros (copos, pneus, pratos de planta, entre outros) podem gerar novos mosquitos em 2014.

Com o clima seco e frio ocorre naturalmente uma diminuição na população do mosquito. Este é o momento ideal para eliminação de todos os criadouros que possam conter ovos, reforça o educador.

Com menos mosquitos, fica reduzido o risco de transmissão da dengue.

A próxima ação pontual de prevenção contra a dengue a ser desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Lorena será uma limpeza de lixo e entulho no bairro Santo Antônio, no dia 18 deste mês.

A secretaria pede aos moradores que deixem para fora de casa, no dia 18, o material que será recolhido, em especial, os que acumulam água.