Outubro Rosa: Prefeitura realiza mutirão contra o câncer de mama no dia 26 de outubro

0

Mais uma vez, Lorena aderiu ao Outubro Rosa,  movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce, por isso, no dia de 26 de outubro, será realizado mais mutirão de prevenção no Ambulatório de Especialidades II (Antigo INAMPS).

Na data, estarão disponíveis, a partir das 8h, os exames preventivos da mulher, entre eles, papanicolau, exame clínico de mama, agendamento de mamografia, teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites Virais, e a partir das 14h, o Fundo Social realiza atendimentos gratuitos com as professoras e alunas dos cursos de manicure e cabeleireiro, com atividades de escova, chapinha, e esmaltação de unhas.

Para participar da programação da saúde, é preciso agendar previamente no próprio ambulatório, local onde acontecerão as atividades, que fica na Rua Erendy Novaes Ferreira, 22, centro, das 7h às 17h, de segunda a sexta, portando obrigatoriamente o Cartão SUS. As vagas são limitadas. Já para os atendimentos de beleza do Fundo Social, não há necessidade de agendamento.

Além da programação especial do Dia D Contra o Câncer de Mama, durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema, como palestras, rodas de conversa ou discussões em grupos de promoção em saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa é que ,neste ano, 59 mil mulheres tenham diagnóstico positivo da doença.

 

Share.

Leave A Reply