Lorena promove Seminário “Diálogos Antirracistas: uma reflexão necessária”

0

Nessa quarta-feira (6/11), a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, e em parceria com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do município de Lorena, realizou o Seminário “Diálogos Antirracistas: uma reflexão necessária”. O evento ocorreu no Centro Universitário Salesiano (UNISAL), no período da manhã.

A proposta do evento foi iniciar o mês de novembro fomentando a discussão sobre a luta antirracista e a urgência do letramento racial para além do Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20/11.

A iniciativa teve como público-alvo alunos de escolas públicas e privadas da cidade, das etapas dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio. Dessa forma, o debate promovido a partir do Seminário alcançou diferentes recortes geográficos, étnico-raciais e sociais, incentivando ainda a continuação das discussões em sala de aula.

A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Guaypacaré, composto por alunos da rede municipal de ensino de Lorena, sob a regência do professor Rafael Ribeiro. O coro fez uma homenagem aos ancestrais indígenas Puris, que viveram na região, trazendo um repertório folclórico na Língua Iorubá, além do Hino à Negritude, composto pelo professor Eduardo Oliveira.

Na sequência, o Prof. Dr. Diego Amaro, historiador e membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), abriu a discussão com a palestra “14 de maio”, abordando sobre a escravidão por meio de um recorte histórico e impactando todos os presentes.

Em seguida, houve a palestra sobre o tema “Seja você mesmo o protagonista de sua história”, ministrada pela advogada Dra. Helen Moraes, que expôs fatos de discriminação racial e de gênero vivenciados por ela, enquanto mulher ocupante de uma posição de destaque profissional.

A terceira e última palestra foi conduzida pela professora e especialista em Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, sobre o tema “O papel do branco na luta antirracista”. Ela abordou sobre como é importante as pessoas brancas, além de darem voz às pessoas negras vítimas de racismo, também serem a voz dessas pessoas, considerando os privilégios históricos causados por conta da branquitude.

Ao final de cada palestra, houve ainda um momento de perguntas e respostas para interação com o público.

Vale ressaltar que a articulação para a realização deste evento contou com a participação voluntária de profissionais renomados a nível nacional e internacional, para a correta abordagem da temática.

“A definição da agenda foi uma das estratégicas e também uma das ações afirmativas, para ampliar as reflexões e ações para o combate ao racismo estrutural, racismo institucional, racismo recreativo e quaisquer outras formas de crimes praticados contra a pessoa, primordialmente contra a pessoa negra, ampliando assim, a discussão para o combate a toda forma distorção, discriminação ou crimes cometidos em relação a qualquer pessoa”, afirma a Diretora Especial de Assistência e Desenvolvimento Social e integrante da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, Helena Guimarães.

Também estiveram presentes no Seminário, entre outras autoridades e lideranças, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elaine Lopes; e o Coordenador da Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, Pablo Freitas.

Share.

Leave A Reply