Lorena lança projeto Educando para Tempos de Paz

Hoje, dia 20 de abril, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Educação, está lançando simultaneamente em todas as 40 unidades escolares do município, o programa Educando para Tempos de Paz. As escolas estão abertas, desenvolvendo várias atividades em prol de uma cultura de paz. O dia letivo teve início com a apresentação de um vídeo do Secretário de Educação, Bronson Heleno, explicando sobre o projeto e a importância das ações que estão sendo realizadas.

O objetivo do projeto é valorizar a escola como um espaço humanizado e acolhedor. Ao longo do dia, serão realizadas várias vivências no ambiente escolar: brincadeiras cooperativas, danças circulares, dinâmicas de grupo, contação de histórias, rodas de conversa, oficinas temáticas, entre outras, que reflitam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas.

A partir dessa data, ao longo dos próximos três meses, serão desenvolvidos projetos com os alunos da Rede Municipal de Educação e com profissionais atuantes nas escolas, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que trata sobre as competências a serem adquiridas por nossos alunos, à luz dos últimos fatos de violência em todo o país.

O projeto culmina com uma grande ação no dia 11 de agosto, com o tema Festival da Paz, em que serão apresentados os projetos desenvolvidos e realizadas várias apresentações nas escolas.

“O Brasil vem apresentando, nos últimos anos, um aumento considerável dos casos de violência em nossas escolas. Nesse sentido, faz-se necessária uma ação conjunta envolvendo toda a rede, oferecendo aos estudantes propostas de atividades que enfatizem os valores de paz que permeiam o bom conviver de uma sociedade, procurando assim, educar para tempos de paz”, destaca o Secretário de Educação, Bronson Heleno.

Projeto:
Cada unidade escolar deverá criar projetos relacionados às competências gerais da BNCC, focando no combate à violência, com proposta de desenvolvimento de uma cultura de paz, objetivando assim, a conscientização dos valores da empatia, solidariedade, compaixão, respeito e tolerância.

Ao todo, são 10 competências: 1) Conhecimento; 2) Pensamento científico, crítico e criativo; 3) Repertório Cultural; 4) Comunicação; 5) Cultura Digital; 6) Trabalho e projeto de vida; 7) Argumentação; 9) Autoconhecimento e autocuidado; 9) Empatia e cooperação; 10) Responsabilidade e cidadania.

#lorenanaopara #governodeoportunidades #educandoparatemposdepaz