Faça a sua parte!! É rápido e simples.

0
Em poucos minutos, faça uma vistoria na sua casa e quintal e evite possíveis criadouros do mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.
O fato é que o Aedes aegypti (o transmissor) é um mosquito doméstico, que adora ficar perto do ser humano e se alimentar de seu sangue. Ele possui hábitos diurnos, é preto com listras brancas e costuma voar baixo.
Mesmo utilizando telas nas janelas, repelentes e outras barreiras, ainda pode ser difícil identificar e evitar a presença do mosquito em casa, por isso, deve-se evitar a sua reprodução.
O mosquito gosta de água parada e limpa. Eliminar os focos de possíveis criadouros é o primeiro passo para a prevenção. Confira abaixo os cuidados que você deve tomar na sua casa:
• Verifique e remova objetos que estejam com água acumulada no quintal, como pratinhos dos vasos de plantas, garrafas, potes, suportes, pneus, etc.;
• Mantenha a caixa d’água bem fechada sempre, com tampa adequada;
• Limpe as calhas entupidas e remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem de água;
• Cuidado com ralos e vasos sanitários de uso esporádico, pois eles podem acabar acumulando água parada. Tampe bem e limpe com frequência.
Os sintomas da dengue, zika e chikungunya são bem parecidos, veja só:
• Dengue: dor no corpo e atrás dos olhos, febre alta, fraqueza e vômitos;
• Chikungunya: dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos;
• Zika: Manchas vermelhas na pele, coceira, febre leve ou ausência de febre, dores musculares e/ou nas articulações.
Caso note alguns desses sintomas, procure um médico. É muito importante realizar a notificação do caso de dengue junto à Vigilância Epidemiológica do município, pois, com esse registro, as ações de prevenção poderão ser focadas nos bairros onde há maior incidência de casos.
dengue-070322
Share.

Leave A Reply