Secretaria de Educação realiza a Jornada de Planejamento Pedagógico 2022

Em reunião ontem (03) com os professores da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, através de sua secretária Rosana Maria da Silva Soares de Carvalho, continuou com a Jornada de Planejamento Pedagógico, na UNIFATEA, desta vez com o corpo docente.

O encontro reuniu todos os professores PEB I, PEB II, professores tutores de atividades complementares, professores de educação especial, professores auxiliares mediadores de aprendizagem e PEB I/II com acúmulo de cargo.

O tema central das formações foi “Iluminando caminhos para mitigar perdas e recompor aprendizagens” e elas foram elaboradas pela equipe da UNIFATEA, em especial pelas professoras Dra. Luciani Alvarei, Dra. Neide Arruda de Oliveira e Me. Rosana Montemor, utilizando metodologias ativas para aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre as possibilidades práticas de ação frente ao tema.

A concepção de Educação Integral e o conjunto de competências apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permearam as premissas da Jornada, de forma a instrumentalizar os professores para associarem suas práticas cotidianas aos principais desafios educacionais do momento. Além das formações, os detalhes sobre o início do ano letivo também foram apresentados.

O cronograma teve início no dia 01/02, com a reunião presencial com gestores, vice-gestores e orientadores pedagógicos das unidades escolares, no período da manhã e da tarde. No dia 02/02, o encontro foi online e os docentes também foram incluídos, revezando entre os períodos da manhã e da tarde.

Hoje, dia 04/02, o planejamento continua entre os profissionais da educação em cada unidade escolar, durante todo o dia. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 07/02, e as etapas de planejamento foram fundamentais para a orientação dos profissionais neste novo momento pelo qual passa a educação.

#lorenanaopara #governodeoportunidades

foto-07