Plano de combate às enchentes é pauta na reunião de hoje (16) na Prefeitura Municipal

Na manhã desta terça-feira (16/11), o prefeito Sylvio Ballerini se reuniu com as Secretarias Municipais para tratar do Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE), que visa integrar os serviços públicos para otimizar a atuação da Prefeitura no gerenciamento de riscos oriundos do período de chuvas na cidade de Lorena.

Trata-se de um plano de contingência que define previamente os procedimentos em caso de alagamentos e as responsabilidades de cada setor para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas.

As ações se somam aos investimentos de infraestrutura já realizados desde o início do ano de 2021, ainda no período de estiagem, como as diversas obras de drenagem, além de outras intervenções não estruturais, ou seja, o desassoreamento de rios, reflorestamento, remoção de moradias em áreas de risco, entre outras.

Os bairros já atendidos com obras de drenagem de grande extensão foram a Vila Passos, Santa Edwiges, Parque das Rodovias, Vila Hepacaré, o final da Vila Nunes e o início da Vila Brito.

As ações de limpeza de galerias de águas pluviais e/ou o desassoreamento de rios e córregos foram realizadas nos bairros Vila Brito, Vila Nunes, Nova Lorena, Parque das Rodovias, Olaria do Simão, Horto Florestal, Vila Geny, Santa Edwiges, Vila Passos, Cabelinha, São Roque, Olaria, Bairro da Cruz, Novo Horizonte e Bairro do Aterrado. Entre os rios atendidos estão o Rio Mandi, Rio Piri, Rio São João e o Rio Taboão.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil estará responsável pela coordenação do PPCE, seguindo critérios técnicos para a mobilização das equipes.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Sylvio Ballerini, o chefe de Gabinete, Bronson Heleno; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudio Freitas; o diretor da Defesa Civil, Samuel de Melo; o secretário de Segurança, Alfredo Pereira; a secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis; o secretário de Trânsito e Transportes, Lucas Mulinari; o secretário de Manutenção e Serviços Municipais, Waldemilson; o secretário de Comunicação, Mayco Finotti; e o secretário de Esporte e Lazer, Augusto Rédua; e outros representantes.

O Plano abrange o período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, quando ocorrem chuvas intensas, e foi aprovado pelo Decreto Municipal nº 7.001, de 11 de novembro de 2021.

#lorenanaopara #governodeoportunidades

banner-01