Lorena segue pelo terceiro ano consecutivo na agenda das Nações Unidas pelo engajamento juvenil

Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1999, no dia 12 de agosto celebramos o Dia Internacional da Juventude, a data foi criada como uma celebração anual do papel essencial dos jovens na sociedade e também foi pensado para aumentar a conscientização em torno dos desafios enfrentados pela juventude em todo o mundo.

Diferente dos anos anteriores, em 2021 acontece uma Semana das Juventudes realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Estação Juventude, do Conselho Municipal de Juventude – COMJUV e de instituições parceiras como o Instituto Dialogare e Aldeias Infantis.

Responsável pela condução dos eventos nos anos anteriores, a Subsecretária de Juventude, Camila Guimarães, ressalta a importância de celebrar a data. “Somos convidados a refletir sobre o nosso papel na sociedade enquanto jovens, além disso é um momento de chamada para ação”.

A programação teve início na segunda-feira (09) com uma live realizada pelo Instituto Dialogare, onde os jovens Maria Clara, Werick, Laissa, Igor e Francisco participaram de uma roda de conversa online sobre participação social.

Destacando o seu trabalho no Conselho e também a sua participação na live, Francisco Villela, vice-presidente do COMJUV afirma: “O papel da juventude é determinante em todos os momentos históricos, e agora não é diferente! Precisamos nos posicionar!”

As atividades da semana seguem com o Lançamento do Comitê Municipal Pela Vida das Juventudes na quarta-feira (11), às 18h30, com transmissão ao vivo pelo facebook do COMJUV (@comjuvlorena).

A presidente do conselho e coordenadora do CMPVJ, Joyce Souza, explica o objetivo desta ação: “O Comitê Municipal Pela Vida das Juventudes se faz necessário para analisar os dados e elaborar estratégias e políticas públicas para a redução do índice de violência e assassinatos de jovens no município”.

Na quinta-feira (12), será lançada uma Consulta Pública para as Juventudes do Município que irá nortear os trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Juventude.

Para encerrar a semana, a Estação Juventude vira palco de jovens artistas do município: Maju, Rafa, Ariel, Luizão MC, Rafael e Tatá protagonizarão o Sarau das Juventudes, também às 18h30 sendo transmitido pela página do Conselho de Juventude no Facebook.

live