Avaliação Diagnóstica e acolhimento são realizados no retorno das aulas em Lorena

O ano letivo começou diferente para os alunos da Rede Municipal da Educação de Lorena. Remotamente, as aulas iniciaram nesta segunda-feira (8), após o período de férias escolares.

Nesta primeira semana, os mais de oito mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), estão sendo acolhidos pelos professores e pela equipe pedagógica das quarenta unidades educacionais, localizadas nos diversos bairros, incluindo a zona rural.

Neste período, a equipe escolar está realizando a busca ativa dos alunos, entrando em contato com as famílias e conscientizando-as da importância do retorno dos estudantes, inicialmente na modalidade não presencial.

Nos dias 15 e 16, acontecerá o planejamento direcionado à organização da Avaliação Diagnóstica, que será aplicada aos alunos do Ensino Fundamental (2º ao 9º ano), de 23 a 26 deste mês.

A avaliação, de caráter diagnóstico, preparada pelo CAAPEL (Centro de Atualização e Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação de Lorena), contempla os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

A proposta desta verificação é identificar as habilidades desenvolvidas pelos estudantes e as dificuldades específicas de aprendizagem. O resultado da avaliação, permitirá as ações pedagógicas que serão praticadas neste ano letivo. “Precisaremos do apoio dos responsáveis pelos alunos na realização das avaliações, sem a intervenção dos mesmos para garantir a fidedignidade dos resultados”, orientou o secretário da Educação, Claudinei Bastos.

O conteúdo avaliativo será disponibilizado em duas modalidades: online e impresso. O responsável pelo estudante deverá retirar o modelo impresso na unidade em que o aluno estuda, seguindo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

A retirada do material deverá acontecer durante o período de funcionamento da escola, das 8h às 17h. A data de entrega será definida pela Secretaria Municipal da Educação em breve.

Já a versão online, será disponibilizada ao estudante por meio do Google Formulário. O link de acesso será divulgado pela unidade educacional onde o aluno está matriculado.

post-educ-avaliacao