Secretaria Municipal de Educação divulga resultados da Consulta Pública sobre o retorno ou suspensão das aulas presenciais

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta segunda-feira (05), os resultados da Consulta Pública realizada para ouvir a opinião da população a respeito do retorno ou não das aulas presenciais neste mês de outubro.

O estudo, elaborado pelo Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação de Lorena (CAAPEL), setor vinculado à pasta, teve a participação válida de 15.338 munícipes entre pais, alunos, profissionais de educação e população em geral. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 02 pontos percentuais para mais ou para menos. A Consulta Pública foi realizada do dia 03 ao dia 13 de setembro.

De acordo com a pesquisa, 86,8% da população é contrária ao retorno das atividades educativas presencias, enquanto 13,2% se mostrou favorável. Do total de participações, 5411 foram de pais de alunos das escolas públicas e 2239 de pais de alunos de escolas particulares, totalizando 7650 pais de alunos. Do primeiro grupo, 88,3% dos pais se manifestaram no sentido de não autorizar o retorno dos seus filhos às escolas em uma eventual retomada das atividades presenciais. No âmbito das escolas particulares o quadro é semelhante: 85,3% dos pais disseram que não autorizariam seus filhos a frequentarem a escola, caso as atividades presenciais fossem retomadas. Os demais 7688 munícipes, divididos entre alunos, profissionais de educação e população em geral também demonstraram maioria pelo adiamento da retomada.

A pesquisa foi um dos fatores que influenciou na decisão da Prefeitura por adiar o retorno às aulas presenciais até 31 de dezembro deste ano. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (02), após o Prefeito Fábio Marcondes assinar o Decreto Municipal 7495 de 2020.

Confira os resultados da pesquisa na íntegra: Clique Aqui