Prefeitura promove roda de conversa para falar sobre prevenção ao suicídio; atividade será transmitida ao vivo nesta sexta-feira (18), no Youtube

A depressão é uma das doenças que mais mata nos dias atuais. O último relatório da OMS sobre o tema aponta que a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, segundo Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e dados apontam que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, sendo que em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A partir daí surgiu a campanha Setembro Amarelo, instituída em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. A finalidade da campanha é ampliar o debate sobre as formas de sofrimento que podem levar ao suicídio, bem como ampliar o entendimento sobre essa questão, além de apontar formas de lidar com o assunto.

Por isso, a Prefeitura de Lorena realiza nesta sexta-feira (18), às 10h da manhã, uma live especial com o tema: Prevenção ao Suicídio – Falar é essencial; escutar também. Trata-se de uma roda de conversa organizada pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com as participações de Patrícia Dornelas, psicóloga e articuladora de saúde mental do Município; Daniela Riccio, psicóloga do CAPS; Francine Dias Capella, assistente social e coordenadora do CREAS. O encontro será mediado por Gilsi Nunes, subsecretária de juventudes do município. Acesse o Youtube neste link: https://youtu.be/QchchDqUaik e já defina um lembrete para participar.

Ajude

Caso perceba alguma atitude estranha, converse, dialogue e encoraje a pessoa a buscar um atendimento especializado. No SUS é oferecido o cuidado em saúde mental nas unidades da Atenção Básica (ESF e UBS), nos CAPS, nos serviços de urgência e emergência (SAMU) e na atenção hospitalar. Além disso, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br