Secretaria de Saúde dá início a estudo epidemiológico nos bairros com maior índice de casos de Covid-19

A Prefeitura Municipal de Lorena informa que a Secretaria de Saúde iniciará, a partir deste sábado (05), um estudo epidemiológico por testagem amostral nos bairros com maior índice de casos positivos e suspeitos de Covid-19, através da aplicação de Teste Rápido para a detecção de anticorpos (IgG/IgM) para o novo coronavírus. A testagem será realizada aos sábados, e ao final do estudo epidemiológico de cada bairro, a Secretaria de Saúde publicará os resultados na página eletrônica oficial do Município.

Os objetivos do estudo são:

• Estimar o número de pessoas que já entraram em contato com o vírus, e monitorar a sua evolução no território de maior índice de casos positivos e suspeitos.
  • Possibilitar o reconhecimento precoce e o diagnóstico de infectados e contactantes.
  • Estabelecer controles sanitários e epidemiológicos na disseminação do vírus no município.

O projeto, definido pela Comissão Técnica Extraordinária Covid-19 através de uma avaliação dos bairros do município de Lorena, será realizado nos 5 bairros que apresentaram o maior número de casos positivos e suspeitos: Vila Passos, Bairro da Cruz, Vila Nunes, Industrial e Santa Edwiges.

Através do SISAWEB, Sistema de informação da Superintendência de Controle de Endemias do estado de São Paulo (SUCEN), foram sorteados quarteirões dos referidos bairros, e selecionados os quarteirões com maior número de imóveis, totalizando 870 imóveis.

Em cada imóvel serão testados no mínimo 1 (um) morador e no máximo 2 (dois), tendo como critério a avaliação epidemiológica por faixa etária (maior índice de casos positivos de COVID19) e comorbidades, totalizando 1740 pessoas, sendo prioritários:

1. Pessoas de 30 a 39 anos 11 meses e 29 dias;
  2. Pessoas com doenças crônicas;
  3. Pessoas de 40 a 49 anos 11 meses e 29 dias;
  4. Pessoas acima de 60 anos;

Não atendendo aos critérios acima, serão testados o mais jovem acima de 18 anos e o mais velho residente.

Os profissionais de saúde portarão crachá de identificação, e também estarão paramentados com todos os equipamentos de segurança.