Defesa Civil realiza retirada de abelhas de residências na área urbana; animais são levados para apiário na zona rural

A Defesa Civil de Lorena fez o manejo de enxame de abelhas em residência localizada na Vila Nunes, tendo em vista o risco a moradores, vizinhanças e pessoas que circulam pelo bairro. Nesta semana ocorreu retirada de abelhas também na Avenida Dr. Peixoto de Castro, região central. As abelhas foram levadas para um apiário da zona rural. Vale ressaltar que os profissionais da Defesa Civil são capacitados pelo SENAR (Sindicato Rural) no curso de formação de apicultores podendo, assim, atender ocorrências do tipo.

O órgão tem sido atuante nesse sentido, desde 2017, com a criação do Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas. Só no primeiro semestre de 2020 foram atendidas 80 ocorrências do tipo, sendo 53 relacionadas a vespas e 27 a abelhas. Confira informações detalhadas no gráfico abaixo (clique na imagem para ampliar).

WhatsApp Image 2020-08-05 at 15.53.35

As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! É importante que o cidadão lorenense tenha em mente que, em caso de visualizar um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. A remoção não deve ocorrer caso a colmeia esteja em local que não ofereça riscos às pessoas.

Também não se deve jogar nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem atacar. Além disso, não as mate: a prática configura Crime Ambiental previsto na Lei Federal nº 9605 de 1998. Assim sendo, o morador deve acionar a Defesa Civil de Lorena pelos telefones (12) 3185-3519 ou (12) 99735-4528, ou então o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.