Lorena é mantida na Fase 02 (Laranja) do Plano SP

O Governador João Dória anunciou na sexta-feira (24) a oitava atualização de fases da retomada econômica do Plano São Paulo. A nova classificação vale a partir de segunda-feira (27) e mantém a região do Vale do Paraíba na fase 02, laranja.

115990206_10158795002623653_2668196549407850825_oA fase 02 (laranja) permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três. Em Lorena, o comércio funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, das 09h às 13h. Já o shopping funciona de segunda à sábado, das 16h às 20h.

As próximas atualizações programadas do Plano São Paulo estão previstas para os dias 07 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar são verificados semanalmente e, em caso de piora acentuada, pode haver regressão de fase em caráter extraordinário. Vale ressaltar que, no início da semana, o governo estadual chamou a atenção das cidades do Vale do Paraíba para a taxa de ocupação de leitos em hospitais, o que pode pesar na decisão estadual por regredir a flexibilização à fase 01, vermelha.

Outro ponto importante é o cumprimento do isolamento social de maneira adequada, bem como do uso correto das máscaras cobrindo boca e nariz. Segundo últimos dados do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), obtidos na quarta-feira, 22 de julho, o índice de isolamento social em Lorena está em 41% (por cento), abaixo do recomendável, que é 60% (por cento).

Capa matéria siteDiante disso, a Prefeitura vem, mais uma vez, pedir ao cidadão lorenense para que fique em casa, e saia apenas se houver real necessidade. Além disso, lembra ao cidadão que o uso de máscaras cobrindo a boca e o nariz é altamente recomendável ao se locomover, e obrigatório para entrar e permanecer em estabelecimentos comerciais, locais de trabalho, repartições públicas, entre outros. O não uso de máscaras pode gerar multa para os estabelecimentos comerciais que não exigirem seu uso e também para o cidadão que estiver sem máscara. A multa ao estabelecimento corresponde ao valor de R$ 5.025,02 para cada usuário existente em seu interior no momento da fiscalização, e a R$ 524,59 para a pessoa que estiver sem a máscara, ou utilizando-a de forma indevida.

A Prefeitura de Lorena reforça que, somente cumprindo corretamente a quarentena, é que o município poderá vislumbrar a possibilidade de avançar para a fase amarela e ter mais flexibilização no funcionamento do comercio e serviço não-essencial. Sem a colaboração do cidadão, isso não será possível.

#FiqueEmCasa #LorenaContraOCoronavírus