Entenda por que os fumantes são mais vulneráveis à infecção por Covid-19

0

O Portal Saúde Brasil, do Ministério da Saúde, divulgou uma série de publicações pertinentes à vida saudável, inclusive sobre prevenção ao coronavírus e os fatores que podem agravar a doença. Um dos fatores apontados pelo site é o tabagismo, ou seja, o hábito de fumar.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), os fumantes tem mais riscos de serem acometidos por doenças respiratórias como asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva (DPOC) e inclusive câncer. Além disso, as pessoas que sustentam este hábito são mais facilmente acometidas por infecções como sinusite, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o tabaco tem relação com diferentes tipos de inflamação e pode prejudicar os mecanismos de defesa do organismo.

Tratar sobre os malefícios do cigarro é um ponto importante para entender por que os fumantes estão mais vulneráveis ao agravamento da infecção por Covid-19, uma vez que a doença acomete o sistema respiratório: o novo Coronavírus tem alta transmissibilidade e provoca síndrome respiratória aguda, cuja letalidade varia em função da faixa etária e condições clínicas associadas.

Portanto, o INCA alerta que devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da Covid-19. Além disso, vale destacar que o contágio se dá pelo contato com gotículas respiratórias de doentes e que, por isso, é tão importante higienizar as mãos com frequência, bem como superfícies tocadas constantemente, além de evitar tocar as mucosas de boca, nariz e olhos.Uma vez que os fumantes estão constantemente colocando as mãos, e até mesmo cigarros contaminados, em contato com a boca, a possibilidade de transmissão do vírus fica maior ainda. O risco também vale para os produtos que envolvem compartilhamento, como o narguilé, cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido.

A boa notícia é: ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos. Segundo o INCA, os pulmões dos fumantes já passam a funcionar melhor após 12 a 24 horas sem fumar. Desse modo, além dos cuidados com a higiene pessoal e de evitar aglomerações, é muito importante parar de fumar para prevenir o contágio de Covid-19

Acesse: 15 motivos para deixar de fumar

Se você é fumante e quer parar de fumar, mas ainda não sabe por onde começar, confira no quadro abaixo algumas orientações importantes dadas pelo INCA:

Adicionar um título (3)

 

Share.

Leave A Reply