Prefeitura traz dicas de como não cair em fake news

O fenômeno das fake news não é algo novo. De tempos em tempos diversos boatos circulam pelas vizinhanças, induzindo as pessoas a cometerem erros, maus julgamentos e até mesmo brigas. Em meio a era digital, com a predominância das redes sociais, a propagação de notícias falsas atingiu um patamar imensurável, isso devido a capacidade de compartilhamento em massa presente em mídias como o Facebook, WhatsApp, Twitter, etc.

A fim de minimizar a propagação destas informações, tais empresas tem sido cobradas pela comunidade internacional no sentido de proporcionar meios de checagem de dados e eventual classificação como informação falsa. Mas enquanto essas redes ainda estão em fase de implantação, o cidadão lorenense pode, sozinho detectar uma fake news.

Confira as dicas da Prefeitura de Lorena:

1. Desconfie de notícias com manchetes absurdas;
  2. A notícia falsa costuma pedir para ser compartilhada, e é muito comum usar um tom alarmista;
  3. Muitas notícias falsas apelam para teorias da conspiração;
  4. Usam dados aleatórios para dar a aparência de verdade;
  5. Geralmente possui erros de português;
  6. Surgem de sites pouco conhecidos.

Se, ao observar estes passos, ainda restarem dúvidas, faça o seguinte:

1. Consulte os veículos de comunicação oficiais dos governos, quando a notícia for relacionada a atos governamentais;
  2. Cheque se tal notícia aparece em veículos de imprensa sérios, e se aparece em mais de um destes veículos;
  3. Verifique se a informação já foi desmentida por alguma ferramenta de checagem de dados.

As notícias falsas são mal escritas, apelativas, querem despertar revolta e, claro: ser passadas para frente. Para parecerem autênticas, elas trazem algumas informações verdadeiras e usam dados fora de contexto. Além disso, as supostas notícias também têm origem duvidosa: ou são repassadas sem links ou vêm de sites desconhecidos. Siga estas dicas e não caia nas fake news!