Vacinação contra a gripe é liberada ao público geral

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada para o dia 24 de julho em todo o estado de São Paulo, isso porque a meta de cobertura vacinal ainda não foi atingida nos grupos prioritários: crianças, gestante, puérperas e adultos de 55 a 59 anos. Em Lorena, crianças de 06 meses até 06 anos atingiram 31,15% da meta de cobertura vacinal, faltando 4293 a serem vacinadas; gestantes atingiram 39,48% da meta, sendo que ainda faltam 555 a serem imunizadas; puérperas (mulheres em fase de resguardo pós-parto) alcançaram o índice de 35,1%. Falta imunizar 98 delas para atingir a meta; adultos de 55 a 59 anos são o grupo de menor aderência à vacinação, com índice de 29,91%, faltando ainda 2959 pessoas para receberam a imunização.

Confira a tabela completa:

Dados gripe

Tendo em vista que o estado recebeu uma grade adicional de doses da vacina influenza diretamente do Laboratório Produtor Butantan, o estoque desta vacina existente nos municípios e o risco das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de adoecimento e desenvolver complicações devido à influenza, a Secretaria Municipal de Saúde solicita o empenho na priorização de vacinação do público alvo de vacinação, principalmente crianças de 6 meses a < 6 anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos, grupos esses que apresentam cobertura muito abaixo da meta preconizada de 90%.
Além disso, foi acordado entre a Divisão de Imunização e a Diretoria do CVE que a partir do dia 1° de julho a vacinação se estende para livre demanda, ou seja, o público geral, em consonância com a Coordenação Geral do PNI (Programa Nacional de Imunizações), enquanto durarem os estoques.
Aqueles que desejarem receber a imunização devem procurar a unidade de saúde mais próxima. de segunda à sexta-feira, das 7h30 as 16h30, respeitando as normas de restrição de contato.