Queda de balão mobiliza equipes da Defesa Civil; soltura de balões é Crime Ambiental

0

(Fotos: Defesa Civil de Lorena)

A Defesa Civil de Lorena,02_Balão juntamente com a Guarda Civil Municipal e Policia Militar foram solicitados por volta das 09h da última segunda-feira (25) para atender uma ocorrência de queda de um Balão, em um campo na Estrada Chiquinho de Aquino, bairro Fazenda Mondezir. As equipes estiveram pelo local e conseguiram capturar o balão. O responsável não foi localizado. Felizmente não houve danos a propriedades e meio ambiente.

Cabe ressaltar que6bb5f1c5-a47c-4564-a878-a92b9c5abeed a Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes contra a flora, estabelece que: fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é crime. A pena vai desde multa até detenção de um a três anos, ou ambas as penas cumulativamente.

Além disso, a manipulação de balões pode causar queimaduras, grandes incêndios em vegetação natural, incêndios em residências, indústrias, refinarias entre outros, e representa risco de colisão com aeronaves. Para que este crime seja combatido, é essencial a participação da população por meio de denúncias, que podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 181 (Disque-Denúncia). Em caso de emergência ligue para o 199 Defesa Civil ou 193 Corpo de Bombeiros.

Em Lorena, o telefone 153 (GCM) também pode ser acionado.

Share.

Leave A Reply